Conheça todas as

Perguntas Frequentes

Caso não encontre o que você procura entre em contato conosco através do e-mail: smelj@curitiba.pr.gov.br

Logo Curitiba em movimento

O Curitiba em Movimento é um resultado da predisposição de inúmeras atividades físicas, esportivas, desportivas e inclusivas aos cidadãos. Dessa forma, permite aos praticantes a inscrição na modalidade de sua preferência, respeitando sempre a isonomia, o número de vagas e a particularidade individual de cada um.

Assim, essa prática de atividade física regular permite um melhor desenvolvimento da massa óssea, músculos e articulações, do controle do peso, do bom funcionamento do coração e pulmões, da coordenação dos movimentos, da integração social, da responsabilidade pessoal, e contribui também para o controle da ansiedade e estresse, além de proporcionar o bem estar físico, a saúde e qualidade de vida das pessoas em todas as faixas etárias.

Além da necessidade obrigatória do atestado médico e dermatológico para prática de qualquer atividade física, o mesmo deve estar alinhado com as seguintes legislações: Lei 13.559/2010, Lei 605/1949, Lei 8078/90, Decreto nº 27.048/1949, Resolução CFM 1.658/2002, Resolução CFM nº 1.851/08 e legislação interna do órgão público competente.

Neste documento é importante o atesto de que o paciente está fisicamente apto para realizar determinadas atividades de forma segura. E ainda, o atestado de aptidão física deve conter data, identificação do paciente (inclusive número do RG), informação de que o paciente está saudável e, portanto, não há restrição médica para a atividade que deseja realizar. Contudo, é essencial a indicação de qual atividade está autorizada.

Por último, mas não menos importante, vem a identificação do médico responsável, por meio de assinatura e carimbo ou número de registro no devido Conselho Regional de Medicina.

Para a participação das atividades ofertadas, os usuários deverão ter entre 06 a 17 anos para o Programa de Iniciação Esportiva, a partir de 09 anos para atividades aquáticas, respeitadas as alturas exigidas em regulamentação interna, e mais, entre 15 e 59 anos para Atividades Físicas para jovens e adultos e 60 anos ou mais para Atividades Físicas para idosos.